Guia Completo: Circle Lens - Parte 1

|
Olá! ()Sabem por que estou feliz? Porque faz muito tempo que venho querendo fazer este post, e ele já está nos rascunhos a alguns meses e agora consegui terminá-lo! Circle lenses é um assunto que sempre traz muitas dúvidas, medos e preconceitos, principalmente para quem admira ou segue estilos orientais e alternativos, como gyaru, pastel goth, lolita e ulzzang (eu sei que não é um estilo mas vocês entenderam). Então eu reuni nesse guia dividido em duas partes tudo que eu aprendi sobre circle lenses nesses um ano e meio de experiência com elas. Nesta primeira parte vou explicar o que são as circle lens, suas características, as marcas mais conhecidas e onde comprá-las.

O que são circle lens?
As Circle Lenses, ou carinhosamente, CL, são lentes de contato de origem coreana, que por causa de seu desenho diferenciado e pelo seu diâmetro, dão a impressão de olhos maiores e de "olhos de boneca". Apesar de nós ocidentais já termos olhos grandes, as CL dão um efeito muito especial á maquiagem e são indispensáveis para quem segue alguns estilos orientais.

Validade, diâmetro, porcentagem de água e base curve das lentes
Quando entramos em lojas de circle lenses, vemos quatro principais informações na descrição das lentes: validade, diâmetro, quantidade de água e base curve. A maioria das lentes têm validade de 1 ano, mas esse prazo é contado somente a partir do momento que você tira as lentes da embalagem, pronto, sem mistérios. Agora vamos falar do diâmetro,  O diâmetro das lentes é o tamanho delas, que variam de  14mm á 15mm. Você pode até ver lentes de 16mm, mas esse número equivale ao efeito de aumento dela, já que dependendo do design, algumas lentes podem dar um efeito de olhos maiores do que outras do mesmo diâmetro. Leia mais sobre diâmetro das lentes aqui. Veja abaixo uma comparação entre diferentes diâmetros:


As lentes de diâmetro menor são mais confortáveis, e mais recomendadas para quem vai usar uma pela primeira vez. Mas isso não é regra, se você quer logo comprar aquela lente rosa com borda preta de 15mm a escolha é sua, mas saiba que vai ser um pouco difícil se adaptar no começo.

Sobre a porcentagem de água, não têm muito mistério, é a quantidade de água na composição da lente. Quanto mais água uma lente tem, mais confortável ela é. Então se vai comprar sua primeira circle lens, procure uma com bastante água. As que tem 42% de água já são bem molinhas e confortáveis.

Já a base curve, é como se fosse o número que você "calça". Eu não achei muita informação sobre o assunto, mas sabemos que todos somos diferentes, e isso inclui o formato dos olhos também. Então a base curve seria o formato da lente que melhor se ajusta a seus olhos. O único jeito de saber a base curve ideal para seus olhos é consultando um oftalmologista. Aí você pergunta:
- Então só posso usar circle lens depois de fazer uma consulta? - Bom, isso é o recomendado, mas eu não fiz isso. Eu compro lentes com qualquer base curve, e até agora não tive problemas.
- Que problemas isso traz? - O principal é desconforto em usar certas lentes pois elas não possuem a base curve ideal para seus olhos. Mas se alguma lente incomodar muito, basta usar a regra geral para qualquer problema que tenha com circle lens: Suspenda o uso. Então, se você tiver a oportunidade, consulte um oftalmologista antes.

Onde comprar suas lentes
Existem diversas lojas online que vendem circle lenses, mas cuidado com as que forem muito baratas, pois podem ser falsificações que irão prejudicar seus olhos. A maioria das lojas são confiáveis, mas eu compro sempre na Pinky Paradise e nunca tive problemas. É uma loja da Alemanha, então para comprar lá você precisa de um cartão de crédito e de uma conta no Paypal. As lentes demoram em média 30 a 45 dias úteis para chegar.

Quais as marcas mais recomendadas?
Parece besteira, mas esse quesito é importante. Com a popularização das CL, surgiram falsificações de marcas famosas, assim como várias marcas de qualidade inferior. Por isso é importante conhecer as marcas para não comprar uma lente de má qualidade. A GEO é a marca mais famosa, mas as marcas G&G, Vanssen, Venus Eye e EOS também são conhecidas e de boa qualidade.

Porque as Circle lens não são certificadas pela anvisa?
Eu coloquei esse tópico aqui por há uns tempos atrás uma reportagem no fantástico falou sobre circle lens e deixou todo mundo aterrorizado, dizendo que esse tipo de lente causava lesões nos olhos, e que era perigoso, por isso a anvisa não certificava elas. As CL podem, sim, trazer problemas oculares, mas isso só se você não tomar o mínimo de cuidados ao usá-las. Veja, tem k-idols que usam circle lens em MV's,programas de TV e até em shows inteiros, e até hoje nenhum deles ficou cego não é? Isso porque eles tomam todos os cuidados necessários (que eu explicarei na segunda parte desse guia). Na verdade o motivo de elas não serem certificadas pela anvisa é totalmente comercial, já que como elas são compradas pela internet do exterior, a maioria não é taxada, e com isso não são arrecadados impostos em cima da venda delas. Leia mais sobre o assunto aqui e aqui.


Bom gente, acho que essas são as informações básicas sobre Circle Lens. Como abrir, guardar, colocar e etc. vocês verão na segunda parte do guia. Se ainda tiverem com dúvidas sobre os assuntos abordados acima, podem perguntar aqui nos comentários ou no ask. Espero que tenham gostado!

12 comentários

  1. Essas lentes ficaram no coração <3
    ~ vo robar ~
    Amei o post, aceita afiliação?
    Beijooos
    http://the-sugar-cookie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis usar uma, mas confesso, tenho medo de ficar cega ( ͡° ͜ʖ ͡°) fim.

    BW / www.blogbrightwords.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ter medo! Eu uso e não fiquei cega -q É só tomar os cuidados certos e se informar bem sobre o assunto que não tem problema nenhum ^^

      Excluir
  3. Eu preciso de uma lente nova, a minha está saindo da validade ç - ç
    Eu perguntei tudo que precisava para uma amiga e para a loja que vendeu para mim, então nunca tive problema nenhum, mas tinha uma coisa que você falou e eu não sabia...

    Eu comprei uma lente de 16mm. Deus, como foi dificil eu me acostumar ç u ç Só parou de incomodar depois da terceira vez, e hoje em dia nem sinto mais.

    Eu vou dar uma olhada nessa loja depois <3

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, tirou muitas das minhas duvidas. Que bom que ninguém aqui em casa assiste a Globo, por que se minha mãe tivesse visto essa reportagem do Fantástico, eu NUNCA usaria uma CL Ç-Ç

    cursed-sword.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Antes mesmo de conhecer estas lentes, eu queria usar, mas sempre tive medo msm ! Li alguns post's da Kaorii sobre suas resenhas e meio que o meu medo diminuiu, mas mesmo assim, espero ansiosa pela segunda parte e talvez, sou super medrosa, uahuahauhauah. Você não poderia indicar lojas nacionais ?

    ResponderExcluir
  6. Você é japonesa ou coreana?
    Você sabe tudo sobre a nação japonesa!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou apaixonada por circle lens, mas até o momento não tenho nenhuma, porém pretendo comprar uma em breve! Acho que 14.5 mm o tamanho ideal~ ^-^ Seu blog é tão fofo que estou apaixonada! <3

    Com carinho, HK!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, Lia! Mega informativo! Eu morro de medo de usar lentes, qualquer tipo, porque tudo que eu uso dá alguma reação AUHEUAHEUHAEU Meu oftalmo disse que lentes não são muito seguras, mas eu queria testar mesmo assim, já que é por pouco tempo mesmo (tem um certo tempo pra usá-las direto, né?) :3

    Beijos, Blonde Chaos

    ResponderExcluir
  9. Como eu já disse por aqui, não sou muito chegada nesses estilos ocidentais e tal, mas até que essas CL são bonitinhas ^^' Adorei a postagem, Liah, muito informativa! *_*
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
  10. Que foda,eu sempre quis comprar/usar lente mas nunca consegui e nem é por falta de coragem é por que não tenho dinheiro mesmo heuehue. Bom post ^^

    ResponderExcluir
  11. OMG!! Estou apaixonada por essas lentes *O*
    Eu sempre quis comprar/ usar lentes mas minha mãe diz que vou ficar cega-q ahsuhsu ;--; mas talvez eu possa faze-la mudar de ideia u-u -q AMEI DE CORAÇÃO o post <3 <3 <3
    uma duvida... vc sabe onde o nome das lentes da primeira foto que tem no post?? *U*

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar!
Eu respondo todos os comentários aqui no blog, então quando eu retribuir seu comentário, volte aqui que terá uma resposta cheia de emojis! (ノ◕ヮ◕)ノ *:・゚✧