O que fazer quando códigos CSS não funcionam no blog

|
macbook problemas com css
Olá! Sumi um pouco não foi? É que essa época de fim de semestre/Natal é sempre uma correria, e minha internet também não estava colaborando comigo. Na verdade ainda não está, mas estou fazendo um esforço para postar.

Hoje trouxe mais uma dica para blogs! Pelo menos uma vez na vida de blogueiro, vocês devem ter tentando fazer um tutorial com códigos CSS, e na hora de por o código antes de skin, ele não funcionou. Estou certa? Mas como resolver esse problema e fazer o tutorial funcionar? Vem comigo que eu explico! 

Entenda o código
Por padrão todo código CSS segue um modelo como esse:
Estrutura de um código CSS
Desculpem pelo gráfico tosco, mas acho que dá para entender . Algumas coisas podem variar, como o ponto (.) antes do nome do elemento, que pode ser também uma hashtag (#) ou até mesmo não ter nada precedendo o nome do código, mas basicamente todo código CSS terá este formato. Entendendo como ele funciona fica mais fácil encontrar possíveis erros.

Procure por erros
Na maioria dos casos, o que faz com que o código não funcione é a falta de algum dos elementos mostrados na imagem acima. Então cheque no Modelo do seu blog se o código contém todos os elementos obrigatórios. Veja se todas as propriedades CSS terminam com ponto e vírgula (;), e se as chaves de abertura ({) e fechamento (})estão em seus devidos lugares. Veja um exemplo:

Erros em códigos CSS
Erros em códigos CSS

Procure por erros em códigos anteriores
Se está tudo OK com o código que você colou para o tutorial, pode ser que o erro esteja em algum código que você usou antes. Então se mesmo depois de verificar tudo, o código continua sem funcionar, verifique os códigos CSS que você colou antes e procure pelos mesmos erros citados acima.

Cheque se o CSS corresponde ao HTML
O código CSS por si só não faz nada, a não ser que usemos um código HTML para chamá-lo "para dentro" do blog. Os códigos HTML seguem esse padrão:

<div class="NomedoCodigo"> Texto ou conteúdo </div>

E as vezes, por falta de atenção, o nome da propriedade (nesse caso "NomedoCodigo") pode estar diferente do nome que foi colocado no CSS, o que faz com que o código não funcione. O certo é estar assim:


E se nada der certo..
Se mesmo seguindo todas essas dicas o código continua sem funcionar, só resta uma última e dolorosa saída: Restaurar o modelo do blog e começar do zero. Essa é uma medida extrema que só deve ser tomada quando nada mais resolve.
Para resetar o modelo, basta aplicar um dos modelos padrão do blogger. Mas antes de fazer isso, salve uma cópia do seu modelo atual, para o caso de você se arrepender futuramente.


Espero que minhas dicas tenham ajudado quem está com esse problema, e que tenha ensinado um pouco mais sobre o maravilhoso mundo CSS! 
Não sei se postarei antes da virada, então desde já desejo a todos um ótimo e iluminado 2015, cheio de metas cumpridas e planos desafiadores!

22 comentários

  1. Esse tutorial que você fez é maravilhoso! Se eu lesse esse post a alguns meses atrás, me ajudaria pra caramba, sério. Parabéns, ta muito bom! ♥♥

    htmlandresources.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que ele te ajude no futuro então xD
      Beijos ~

      Excluir
  2. Esse tutorial é muito útil. Confesso que eu sempre esqueço de colocar o ponto e virgula no final. Não sei quantos codigos meu deram errados por causa de uma coisinha só asuhauhsuhas.

    @P-Kpoppers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha quem nunca? Espero que menos códigos deem errado para você (◠‿◕✿)

      Excluir
  3. Ah eu morro de raiva quando isso acontece. O pior é que o html do blogger é chato e uma coisinha estraga tudo!!!
    Adorei as dicas <3
    pink-heaven.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não ficar com raiva kkk
      Fico feliz que tenha gostado *-*
      Beijos!

      Excluir
  4. Adalia, muito obrigada! Já desisti de fazer alguns layouts porque algumas coisas não davam certo e eu nunca tinha paciência e pá (`皿´#) Muito obrigada mesmo <3
    Chu ~ ♥
    gummycloud.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada sua fofa! :3 Fico feliz em ajudar, espero que não tenha mais tantos problemas com códigos ♥
      Beijos!

      Excluir
  5. Cara, preciso dizer que: ainda não conhecia seu novo blog, mas eu amei tanto, que fiquei uns dez minutos observando o layout, detalhadamente. Tá tudo lindo e perfeito por aqui, amei.

    Eu detesto quando dá um bug no css, e eu adorei saber que tem jeitos simples de resolver (até porque eu sei bem pouco de hmtl, vamos combinar). Eu detesto quando tem que zerar tudo, sabe? Dá uma raiva. Mas, eu favoritei a postagem, talvez, quando algo não funcionar, posso conferir e tentar arrumar.

    Como sempre, perfeito. Adorei a postagem, adorei achar teu novo blog, adorei tudo, sem mais.
    www.dai-sies.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *O* Muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado!
      Dá vontade de desistir de tudo com esses bugs não é? kkk Espero que esse post te ajude no futuro!

      Beijos ~

      Excluir
  6. Perdi as contas de quantas vezes passei sufoco por conta de bugs no css! XD
    AHSUEHUAHSEUA'
    Com o tempo fui aprendendo a corrigir, até hoje ainda passo um sufoco básico, mas consigo me virar. Suas dicas, são preciosas. Ajudam bastante! Obrigada po disponibilizá-las!

    Beijinhos.

    bunny--days.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk E eu então? Até aprender apanhei muuuuito!
      De nada, eu é que agradeço por comentar <3
      Beijos~

      Excluir
  7. Só você mesma pra conseguir me ensinar html, esse post me ajudou MUITO! Finalmente saquei porque algumas coisas que eu fazia no html do layout não funcionava. Sou muito enrolada e sofrida com esse negócio de layout, principalmente quando se trata de códigos. Tô melhorando, mas eu ainda sofro.
    Obrigada por nos ajudar, Liah!
    bjs
    ps: feliz ano novo também! *-*
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahuahauahu Fico muito feliz que eu tenha ajudado você *___* Espero que tenha menos problemas com o html agora!
      Eu que agradeço pelo comentário <3

      Excluir
  8. Esse pontos, vírgulas e chaves podem levar qualquer um a loucura sabia? É uma doideira! Mas é uma doideira que eu amo <3 Adorei as dicas!
    Beijinhos <3

    Visite: Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aauhauhauaahu podem mesmo, mas com jeitinho a gente resolve eles ;)
      Que bom que gostou, beijos ~

      Excluir
  9. Ooolá *--* Nesse final de ano é tudo uma correria mesmo, viagens de fim de ano, compras de última hora... Minha internet também está falhando um pouco, muito ruim :'( Muitas vezes o código não funciona e eu desisto do tutorial, ótimas as dicas, eu nunca tinha prestado atenção nisso ! Vão me ajudar muito. O blog está uma fofura, faz um tempo que não passo por aqui e fiquei apaixonada, parabéns <3

    ~kiss
    CS ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi *-*
      Haha além de tudo isso ainda tem os parentes em casa e.e
      Espero que não desista mais com essas dicas! Muito obrigada pelos elogios!
      Feliz 2015 e uma internet melhor para nós duas haha

      Excluir
  10. Muito obrigada pelas suas dicas, normalmente acontece isso comigo, mas é um problema, lá com aquela famosa tag, sabe? b:skin, ou algo do tipo xp Dai como é muito detalhe é difícil, mas já tenho um segredinho aqui e já sei como consertar .q Enfim, suas dicas foram bem legais xD

    MandesShoujo | [visite]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada linda *-*
      Ah essa tag dá uma dorzinha de cabeça também, que bom que encontrou um jeitinho de resolver xD

      Beijos~

      Excluir
  11. Ótimas dicas! Já perdi as contas de quantas vezes esqueci o ponto e virgula, já quebrei a cabeça pra resolver um desses problemas e quando reparava só faltava colocar ele T.T

    ResponderExcluir
  12. Comigo sempre acontece algo assim, ou tem algo escrito errado, ou coloquei a chave de abrir no lugar daquela de fechar... Mas às vezes o código está todo certo e não funciona, quando é assim eu tento colocar ele mais pra cima, costuma dá certo, mas se nada der certo o jeito é restaurar o modelo original e começar do zero mesmo. Ainda bem que nunca precisei fazer... ufa!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar!
Eu respondo todos os comentários aqui no blog, então quando eu retribuir seu comentário, volte aqui que terá uma resposta cheia de emojis! (ノ◕ヮ◕)ノ *:・゚✧