Como aprender coreano em casa - Sites e dicas

|
Olá amiguinhos! xD Hoje vim trazer dicas para quem está interessado em aprender Coreano (ou seja, K-poppers qq). No Brasil é muito difícil encontrar cursos presenciais de coreano, e na minha cidade então nem se fala. Então há uns dois meses, eu comecei a estudar sozinha em casa com cursos online. Ainda sei bem pouca coisa, mas estou progredindo, e vou contar pra vocês que sites e estratégias eu estou usando, let's go!

Aulas em português
Haru Haru - Aula de coreano: É um blog fantástico, repleto de lições que vão desde o básico ao mais avançado. Lá são disponibilizados áudios com a pronúncia, atividades de fixação, revisões, lições de gramática e conversação. Tudo é bem organizado e fácil de achar, com dedicação é possível aprender muito lá.

De prosa na Coréia: Um canal no youtube com aulas muito boas organizadas em três playlists:Hangul, que ensina o alfabeto e a formação das palavras; Língua coreana, que ensina a falar coreano com situações do dia a dia e aulas de gramática; e Coreano Light, que contém aulas de vocabulário.

LOJ Institute: Mais um canal muito bom com aulas de alfabeto, gramática e vocabulário, além de também conter vídeos sobre curiosidades e sobre a vida na Coréia: comidas, tradições, comportamentos, etc.

Hey unnie: No canal da Hey unnie ela divide as aulas em Basic classes, para iniciantes, e Advanced Classes, pra quem já tem um certo conhecimento na língua coreana. O legal é que ela usa exemplos de grupos coreanos ^~^

Aulas em inglês
Quick Korean: Na verdade este é único site em inglês que eu uso. Na verdade, o Quick Korean é um projeto da University of Korea, destinado a ensinar Coreano para estrangeiros que têm interesse no país. Lá você faz o cadastro e têm acesso á video aulas, apostilas e áudios. O curso está dividido em níveis, e ao final de cada nível você pode fazer uma prova e obter um certificado oficial da universidade! Legal não é? O único contra é que é preciso saber inglês ou espanhol.

Minhas dicas
1. Tenha um caderno para seus estudos: Completamente óbvio, mas quis falar mesmo sim. Compre um caderno só para seus estudos de coreano, e anote nele o conteúdo que você ver nas aulas dos sites e canais que eu indiquei. Anote o significado das palavras, regras gramaticais, etc;
2. Passe a limpo: Quando assistimos um vídeo e escrevemos ao mesmo tempo, é impossível não ficar meio bagunçado e cheio de erros. Então, ao terminar a aula, passe a limpo o que você anotou, organizando em tópicos por assunto, e se possível usando cores diferentes para as palavras, seus significados e texto explicativos. Quando o texto é colorido, memorizamos mais rápido;
3. Não escreva a pronúncia: Se você quer aprender coreano, terá que aprender 한굴 (hangul), o alfabeto coreano. Então evite escrever a romanização de uma palavra em hangul (Ex.: 안뇽 = Annyeong), pois assim será mais difícil memorizar o som das letras coreanas. Tente ler sempre as palavras em hangul, e se tiver dúvidas, consulte uma tabela de pronúncia como esta aqui ou uma feita por você mesmo;
4. Treine com letras de música: Essa dica é válida para aprender qualquer idioma, mas para os k-poppers será ainda mais divertido! Procure as letras de suas músicas coreanas favoritas e tente aprender a cantar e aprender o significado também. Procure as letras em hangul também, para treinar a leitura.




9 comentários

  1. Esse seu post foi tipo um tapa na cara dizendo que eu preciso voltar a estudar HUSHAUSHA. Ah falta de tempo :'(.
    Desse, só conheço os dois primeiros e se meu inglês fosse decente, ate que me escreveria no site *triste realidade*.
    Eu fiz plaquinhas com as letras e fico ''jogando'' para adivinhar a letra, também imprimi uma tabela e coloquei no caderno.
    Não sei se você já pensou nisso, mas uma amiga e eu pensamos em escrever em caderno quadriculados para ajudar, fazer tipo um caderno de caligrafia. Acho uma boa ideia, principalmente, no meu caso, que meu jamo sai tudo de um tamanho diferente.
    Adorei as dicas. Assim que tiver tempo e conseguir voltar aos estudos, vou da uma olhada nesse os outros canais.

    :33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pelo tapa na cara então kkkkk
      Ah que legal a ideia das plaquinhas >< Também tenho uma tabela colada no caderno. Quanto ás folhas quadriculadas, não seria tãaao útil pra mim porque minha letra escrevendo hageul é bem aceitável até, mas é um boa dica pra quem tem dificuldade!
      Que bom que gostou, espero que consiga retomar seus estudos!

      Excluir
  2. Oii! ~...Esse post é bem ultil! Gostei bastante, ainda mais pra gente que ama esses seres chamados K-idols né hahaha! ~....
    Quando eu morava em recife, fiz alguns meses de aula de coreano, ainda tenho até o caderninho com minhas anotações haha ~... Mas mesmo todo mundo falando eu acho o japonês mais fácil! Escrever o coreano talvez seja mais fácil porque são menos letras né, mas o japonês pra mim é menos complicado de falar!

    Mel&Limao

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu post *---*
    Ainda mais pq eu amo estudar idiomas ♥ e também pq na minha city não tem curso de coreano ç__ç mas pelo menos tem de japonês que eu adoooro estudar *¬* Recentemente eu fiz um post parecido com o seu, mas sendo japonês ao invés de coreano. Acho super legal estudar um idioma que usa o alfabeto/ caracteres diferentes do seu, é bem legal escrever e quando você percebe que já está avançando é muito gratificante.
    Essa rosa no lado do endereço dos sites ficou um charme ♥‿♥

    Bjs (ɔˆ ³(ˆ⌣ˆc)
    Post novo~~
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou <3 Realmente é muito gratificante quando conseguimos escrever os caracteres direitinho ^^
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Adorei as indicaçoes e as dicas!
    Eu estava aprendendo japones no youtube de uma moça brasileira q estuda,so q parei ;,-;,e o coreano pelo um canal espanhol,mas tava complicado kkkk
    Beijinhos e sucesso!
    http://theworldbykoizumi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, quantos canais já tem pra isso O_O~

    Eu não me interesso por coreano, mas acredito que os links devem ser bem úteis para os k-poppers ;D

    bjs!

    http://sussurrodoar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que dicas incríveis! Estou fazendo aulas de japonês e também tento me esforçar para estudar em casa, porque ô língua difícil. Tenho muita vontade de aprender coreano também!

    ResponderExcluir
  7. Aiii!
    Amei o post
    Eu tbm to aprendendo coreano usando um canal no youtube (Aprendendo Coreano com a Aileen), usando um livro que achei na net (Korean Grammar in Use) e o Talk To Me in Korean.
    Vou dar uma olhada nesses sites e canais q vc passou.
    Mt obg.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar!
Eu respondo todos os comentários aqui no blog, então quando eu retribuir seu comentário, volte aqui que terá uma resposta cheia de emojis! (ノ◕ヮ◕)ノ *:・゚✧