Organize sua vida e seu blog com o One Note

|
Já viram desorganizada querer ensinar os outros á se organizarem? Pois bem, irão ver agora! (⌒▽⌒)' Eu gosto muito de fingir que sou organizada, sou apaixonada por agendas e bloquinhos de anotações, e vivo procurando aplicativos do gênero para celular também (qualquer dia faço um post sobre eles), e recentemente algo que tem funcionado muito bem para mim é One Note, um software do pacote Office da Microsoft. Na verdade eu uso esse programa há uns 3 anos, mas estou levando ele mais á sério depois que baixei o aplicativo para celular dele.

Ele já vem instalado em quase todo computador com Windows, e possui um teste gratuito por um determinado período. Depois que acabar o teste você terá que adquirir uma chave do produto ou fazer uma crakeada básica.  O programa funciona como um caderno de anotações de verdade: Você pode criar diversos cadernos, e dentro desses cadernos você cria seções com várias notas dentro, similar áqueles cadernos com abas coloridas. É bem fácil de usar e tem mil e uma utilidades! Vamos conhecer primeiro a interface do programa:


Essa é a interface principal do One Note. Eu destaquei os seguintes itens:
1. Lista de cadernos: Clicando neste menu será exibida a lista com todos os seus cadernos de anotação. Na imagem, o meu caderno "Pessoal" está aberto".
2. Seções do caderno: Essas são as abas ou seções do caderno de anotações. Você pode criar quantas forem necessárias.
3. Lista de páginas: Estas são todas as anotações que estão dentro da seção que está aberta, neste caso é a minha seção de anotações rápidas.
4. Página: Este é o espaço da anotação. Você pode inserir texto, imagens, tabelas, gráficos, links, videos e notas de voz.


Agora que você já conhece a interface, vou mostrar como eu uso o One Note para me organizar. Este é o meu jeito, você pode usá-lo apenas como referência e adaptar para a forma que for mais útil para você!


Estes são todos os cadernos que eu tenho. No pessoal eu anoto coisas do dia, lembretes, ideias, receitas, listas, salvo coisas interessantes que acho na internet para ler depois, etc. Nele fica tudo relacionado com o meu dia a dia e vida pessoal. No Rendas e Doces, obviamente é onde eu anoto as coisas do blog. Em Viagem São Paulo está meu planejamento de férias, e no Diário é onde eu escrevo sobre dias importantes. Vamos ver com mais detalhes meu caderno pessoal:


Na seção de anotações rápidas, que apareceu no primeiro print, eu coloco aquelas coisas que preciso lembrar de fazer, endereços, e outras coisas que preciso guardar rápido, Depois eu apago essas notas ou movo-as para outra seção. A seção de copiar e colar eu uso para guardar minha coleção de kaomojis, símbolos de texto (como esses ♡♔☾) e o link do blog que eu ponho no final dos meus comentários. É bem útil ter tudo assim em lugar só, evita que eu perca tempo procurando ou digitando ~(◠‿◕✿Na seção senhas, obviamente eu deixo salvas senhas importantes que eu não posso esquecer. Em listas eu tenho salvo minhas wishlists de roupas, acessórios, etc., e listas de livros que quero ler, animes que tenho que assistir, etc. As outras são auto-explicativas ^~^ (sim, eu escrevo fanfics. E não, eu não posto elas).


Agora vamos ver o meu caderno do Rendas e Doces! Nele eu tenho as seguintes seções:

1. Ideias e sugestões: Aqui eu anoto minhas ideias para posts, e as sugestões que vocês mandam pelos comentários. Quando eu posto vou marcando como tarefa concluída, e depois de um tempo apago as que já foram postadas. Tem bastante coisa aí não é? Será que um dia postarei tudo?


2. Planner 2015: Essa seção funciona como uma agenda de posts. Tenho um calendário para cada mês e vou marcando neles os dias em que pretendo postar sobre tal assunto e datas importantes, como o aniversário do blog. Eu peguei esse modelo de calendário do Blog Planner da Loma, que é fantástico, porém ele é no formato do excel, e como não gosto muito do programa, adaptei as planilhas para o One Note.


3. Gastos e metas: Aqui eu anoto as estatísticas do blog, minhas metas, e os gastos que tenho com domínio, layout e etc. Essa tabela que vocês veem na imagem também foi retirada do blog planner da loma, e não tem nada nela porque tirei esse print faz tempo, mas a ideia é ir colocando suas visualizações todo mês e estabelecer metas para isso. Na página de gastos eu coloco as despesas em uma tabela também, e em renovações eu anotei a data em que preciso renovar o domínio do blog.


4. Agenda de divulgações: Essa seção funciona como um controle de divulgação de posts, para que eu lembre de estar sempre postando os links de posts novos e antigos. É bem legal por que assim aquele post que passou meio despercebido pode ser visto por mais pessoas depois. Essa é outra tabela do Blog Planner da Loma (Obrigada Lominha ♥) e espero conseguir usá-la direitinho.


Esses são os pontos que achei que fossem de maior importância para vocês. O one note é um programa fantástico, mas conheço poucas pessoas que usem ele. Pra mim uma das coisas mais legais dele é que você pode baixar o aplicativo no celular e sincronizar todos os seus cadernos. O que você anotar no celular aparece no computador e vice-versa. Você também pode abrir suas anotações em qualquer computador através do Office Online, usando sua conta do outlook/hotmail.

Espero que tenham gostado da dica! Você já conhecia ou usava o One Note? Tem alguma dica de organização? Conta pra mim! (>ω^)

36 comentários

  1. Eu estava usando o Evernote, mas esse parece ser bem menos complicado, e essas cores me conquistaram asuhsha
    Obrigada pelo post, afinal também sou uma desorganizada que gosta de organizar (?)
    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu use o evernote por um bom tempo , mas sinceramente quando usei o one note foi muito mais fácil. Mais organizado do que o evernote.

      Excluir
  2. Eu sempre tento usar os aplicativos digitais, mas nunca dá certo, hashuashuas. Já baixei um monte de apps e programas mas no final das contas sempre acabo voltando para o bom e velho caderninho de anotações... quem sabe com esse camaradinha ai eu consiga me ajeitar ? Kkkkkk também sou meio desorganizada com não só com o blog mas com a vida também, sou o tipo de pessoa que se perde com mais facilidade em locais organizados, kkkkkk.

    Conheci seu blog a um tempinho, pouco mais de uma semana e já adorei ele, de verdade. Gostaria de seguir, mas não achei a abinha de seguidores... então curti no face, ok ? Abraços o/

    minhaspalavrasoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk eu não dou certo com cadernos, sempre jogo eles em algum canto do meu armário e esqueço dele por lá @_@
      Tem um botão para seguir na sidebar, tá escrito friend connect nele ^^

      Excluir
  3. Oii amorzinho, tudo bem?
    Que layout lindo, lacrou <3 hausa
    Pra organização de ideias eu usava um caderninho que eu tenho e o bloco de notas do celular ahsua, simples né?. Mas eu adorei essa dica, dar pra dar uma super organizada. Amei mais ainda as ideias e sugestões. <3 Bem útil, usarei muito.
    xoxo // Candy Bomb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem sim xD
      Muito obrigada <3 <3 hkjahsiuahsui
      Simples, mas funciona muito bem também. É que eu tenho medo de perder as notas do celular, e como o one note fica salvo "na nuvem" acho mais seguro ><
      Que bom que gostou ><

      Excluir
  4. oi, tudo bom?
    Organizo minhas ideias no bloco de notas do próprio celular, ou do pc. Eu amei essa ideia de usar o one note para organizar a vida do blog. Eu nunca tinha pensado em usar esse aplicativo para isso, e suas dicas me ajudaram muito. Obrigada
    bjs
    Extraterrestres no Mundo da Lua

    ResponderExcluir
  5. O onenote é grátis agora, dá pra baixar uma versão gratuita (se não me engano a 2015, sei la) dele. Porém se você já crackeou não recomendo baixar a versão free, fui fazer isso e o crack perdeu a validade pros outros programas do office, aí ficou enchendo o saco aparecendo uma mensagem de erro e tal.. Tive que desinstalar e instalar de novo. Pobreza viu kkkk

    Enfim, eu usava muito o onenote na epoca que escrevia muito, pra anotar ideias que surgiam do nada e tal. Adorava o fato de que você não precisa salvar, então qualquer besteira ficava lá e acabava me dando novas ideias depois. Lembro que meu pc desligava muito por causa da bateria que tava dando defeito, e esse negocio de não salvar ajudava bastante. Ainda tenho um monte de cadernos dele salvos por aqui. Só que aí parei de escrever e parei de usar ele também

    Tentei voltar a usar para o blog e baixei o aplicativo do celular, porém ele sincronizava o tempo todo, e como eu estava usando muito 3g, gastava a franquia toda. Aí desinstalei. Baixei esse mesmo planner da Loma, e agora com seu post vou baixar o onenote de novo, tenho wifi nas duas casas onde moro então o 3g não vai ser problema. Qual a versão que você tá usando? Esse que baixei e que atualmente é de graça, não tem mais cor, ta seguindo a tendencia do minimalismo (nem sei se é isso mesmo), achei feio.

    Eu uso o evernote pra anotações e tal, mas acho ele muito desorganizado quando você tem muitos cadernos e notas. Tem que ficar selecionando onde quer salvar toda hora, e as coisas acabam sumindo no meio da bagunça (o que era pra ajudar a organizar acaba te desorganizando). Se encontrar um jeito de migrar de um pro outro, vou tentar o onenote de novo, de todos ele tem o método mais interessante e util
    Me empolguei no comentário, mals kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal que agora é grátis! Mas vou continuar aqui na ilegalidade mesmo kkk
      Eu atualizei meu windows para o windows 10 aí ele mudou para a nova versão com menos cores ;-; gostava mais da outra mas tudo bem.
      Já tentei usar o evernote mas acho o one note muuuuuito melhor e mais organizado, é difícil encontrar as notas no evernote, pelo menos eu acho. Não conheço um jeito de migrar automaticamente, quando eu migrei fui copiado e colando mesmo kkk
      Não tem problema, amo comentários grandes! xD

      Excluir
  6. Nossa, eu amei o one note!
    Vou começar a usar, você explicando parece tão simples de usar hahah
    Espero conseguir me organizar bem assim como você!

    http://c-aliforniando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. *^* Caracas que organizado, eu amei!! Eu sempre fiz as minhas organizações no excel, mas o one note parece realmente mais simples, isso é incrível, vou testar ele e com certeza dps direi o que achei!

    ResponderExcluir
  8. Que dica legal Adália! Mais legal ainda que você continua com dicas muito úteis para blog!
    Como sempre, adorei a postagem!

    ResponderExcluir
  9. O meu pacote office não funciona, tudo culpa da chave, então eu só consigo visualizar as coisas. Para ter uma ideia uso o processador de texto no lugar do world *tristeza*. Ate hoje não corri pelo google procurando soluções. Eu tinha baixado esse Planner da Loma, mas só para visualizar mesmo *sofrendo*
    Adorei as dicas. Confesso que já tinha feito algo parecido, mas acabei não seguindo, quem sabem quando eu resolver meu problema com o office eu não volte a usar novamente.

    :333
    *Luna Nacht*

    ResponderExcluir
  10. Oi Adália!
    Eu costumo usar um blog privado e uma agenda de papel mesmo para anotações, mas achei essa plataforma mais prática, por ter várias "gavetas". Ótima dica e o post ficou super explicativo. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  11. Oi Liah! Como vai?
    Eu tenho uma mania de comprar blocos e agendas mas nunca uso com medo de estragar. Sim, é uma mania tosca ahsuahs. Então tenho praticamente uma coleção.
    Eu adorei esse programa, mas organização não é comigo, infelizmente.
    Quando eu não tiver preguiça em me organizar vou baixa-lo com certeza <3
    Beijos,

    http://designer-lovers.blogspot.com.br/ (◠︿◠✿)

    ResponderExcluir
  12. Yo, tudo bom?
    Sou nova aqui, passando de visita, adorei seu layout *-* . Essa chicara como icone de comentários, deu muito chame. Gosto desse clima, minha guild é representada por uma chicara com rosas, algo bem harmonico ^.^
    Eu não sabia que o One Note tinha como fazer isso tudo *0* , eu nunca o valorizei coitado, pra não servia pra tantas coisas assim, mas depois da sua postagem vi que ele é perfeito , omg *-* Muito legal ^^^

    By~ Sweet Magic Kissus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim, seja bem vinda *-* Muito obrigada!
      Haha espero que valorize mais o coitadinho agora xD Obrigada por comentar!

      Excluir
  13. Oie, amei a dica! Também amo agenda e coisas do tipo e sempre procuro coisas pra me ajudar na organização. É bem prático e super útil, não é? Beijos!

    http://o-hyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu não quero parecer arrogante mas.... Eu nunca ouvi falar nisso. Tá bom acho que já sim (*⊃ω⊂*) hihi. Eu não sabia para que ele servia, como eu divido meu tempo com a minha irmã eu acho que esse post e esse app será muito útil é como ter uma agenda online. Você desorganizada? Nem parece (○`ε´○)ノ=3 Se você se julga desorganizada então eu sou a rainha da bagunça! Mudou o layout? Ele me lembra uma padaria. Isso para mim é um elogio. Eu adoro pãezinhos com açucar! (◕◡◕✿) this? Uma sensação retro também.

    Você sempre foi um exemplo de blogueira para mim. Eu dei uma mudada no layout, acho que me inspirei em vários layouts! O seu antigo foi um que me inspirei (mas pode ficar tranquila não ficou PARECIDÃO) ❤ ԅ(¯﹃¯ԅ) Eu agora estou com mania de usar emojis, eu nunca fui de usar emojis. Sabia eu hospedo meu código de despedida numa mensagem de Hangouts para uma conta antiga, pobre né? Bem, vou ver se sigo isso (o post) aqui também!

    S A Y O N A R A S Malignos: Hi Tokkio (づ。◕‿‿◕。)づ - Doçuras, Música, Diversão e muito mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk tudo bem, não pareceu arrogante >< Haha Eu não deixo transparecer minha desorganização aqui. Aaah que bom que gostou! Também amo padarias bonitinhas >3<

      Awaan muito obrigada, fico lisonjeada em ser uma inspiração pra você! Eu amo emojis também, deixam tudo mais fofo. Espero que minhas dicas te ajudem, beijos ~

      Excluir
  15. Olá Lia <33~
    É a primeira vez aqui nesse bloguinho fofo, e eu já o achei bastante perfeito. Adorei a sua descrição e seu estilo. Tanto no geral quanto nas postagens. O layout lembra bastante uma coisa mais vintage, e com certeza uma padaria que se localiza em algum lugar perfeito de uma imaginação doce e suave. Rosquinhas, sonhos, docinhos... Uma coisa cheia de gostosuras para dar aquela engordadinha.

    Nossa! Você finge ser organizada? Por mim você é organizada! Não sabia que você precisava de bloquinhos para anotações e lembrete. Eu nunca conheci o one note, porém parece ser útil de acordo com as suas palavras. Eu acho que posso até usa-lo, quando eu estiver cheia de tarefas ou cheia de compromissos. Ou ambos. Perfeita recomendação obrigadinha ^^

    ✖✖✖✖✖✖✖✖✖✖✖✖✖✖✖✖✖
    Xoxo~ -------
    { Cake-sugar } ~
    - <33!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vinda! xD Muito obrigada, lembra mesmo uma linda padaria mágica *3*

      Eu esqueço muito das coisas, por isso digo que sou desorganizada >< Espero que use, ajuda muito no dia a dia! De nada <3

      Excluir
  16. Pense em uma pessoa completamente desorganizada até das ideias, logo imagine eu. Sou pessima em me organizar, geralmente faço as coisas só quando tenho vontade mesmo e nisso acabo perdendo muitas ideias, muitos projetos e não aproveito nadica do meu tempo. Adorei essa ideia, acho que além de ajudar na organização deixa a gente mais produtivo!

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
  17. Oláa, eu não uso muito , meu computador já vem instalado ele, mas eu não uso , sou mais a moda antiga, marco num caderno meus posts , a programação e tals heuhe, mas adorei o jeito que vc separa as coisas, pelo visto parece ser muito organizada ehuehueh <3
    Beijos Isa // Uma Madrugada <3

    ResponderExcluir
  18. Vim aqui para dar uma olhada em como você se organiza (estou tentando também) e abri as imagens em outra guia pra ver maior. Ri muito com a última ideia de post "playlist e apps para forever alones". Ri tanto que vim aqui comentar isso. Não vejo a hora de ler esse post ahahhahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk achei que ninguém ia notar >< Era pra eu ter postado nesse dia dos namorados, mas eu estava muito ocupada com TCC e acabou passando batido. Mas vou postar assim que encontrar a ocasião!

      Excluir
  19. Eu tento, tento, mas não consigo seguir um cronograma assim >.<
    Quem dera.
    Liah mata uma curiosidade qual o nome da Tipografia usada no banner do Cherry Bomb?
    Trabalho com Design e gostaria de usa-la na capa de um livro.

    http://conversasdealcova.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk espero que consiga um dia ><
      A tipografia foi desenhada pela ilustradora, então é original dela mesmo, sinto muito não poder ajudar...

      Excluir
  20. Primeira vez aqui \o/
    Vi seu nome e fiquei "ué, reconheço" aí me lembrei que te via na revista Atrevida, hahaha, você era uma das SuperAtrês, acho. Bem, seu blog é muito lindinho, sério, é tão vintage e fofinho, pretendo voltar várias vezes.
    Não sabia da existência desse One Note e agora sei que preciso dele urgentemente. Pelo que você explicou parece ser bem fácil de usar, e útil, claro. Sou uma pessoa bastante desorganizada, principalmente quando se trata de horários, acabo procrastinando e deixando tudo pra última hora. Então, obrigada pela ajuda! ♥

    Caosologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda <3
      Sim, eu era superatrê, mas já faz um tempo, fico surpresa por ainda lembrar do meu nome ><
      Que bom que gostou da dica, espero que consiga se organizar melhor com ele!

      Excluir
  21. Nossa post bem útil.
    http://artteem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Preciso ser mais organizada x.x já vi esse One note mas confesso que nunca usei rs já tentei me organizar através de agendas, mas ultimamente tenho usado muito o Evernote! O ruim é que nunca sigo as minha ideias de post que anoto hahah adorei as dicas! Lendo o post me lembrou que eu preciso dar uma organizada nas minhas coisas também xD beijos ~

    sonho-oriental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei o evernote por um bom tempo.. Mas o onenote achei mais organizado e como sou muito visual o onenote com abas e nomes coloridos me conquistou fácil. Lembrando que one note agora eh grátis

      Excluir
  23. Oiii ^__^
    Estava por aew no meio de blogs otomes e encontrei o seu ♥
    Eu não conhecia o One Note, em que mundo eu vivo? D: mas adorei a recomendação *¬* principalmente por causa das anotações e da lista de ideias.
    No meu caso, eu soi cheiaaa de post incompletos nos rascunhos do próprio blogger xD ai quando eu tenho uma ideia já escrevo nele :)

    Atéé~~
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
  24. Adorei esse organizador, achei bem feito

    Bjss

    www.adrianequaresma.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar!
Eu respondo todos os comentários aqui no blog, então quando eu retribuir seu comentário, volte aqui que terá uma resposta cheia de emojis! (ノ◕ヮ◕)ノ *:・゚✧