DIY: Short degradê com tinta para tecido

|
Não gente, esse não é o short do tutorial
Olá! Hoje temos o segundo DIY aqui do blog! Fazia um tempo que eu queria fazer algo assim e finalmente criei coragem. Vou ensinar para vocês como transformar um short normal em um short colorido com duas em degradê usando tinta para tecido daquelas de potinho. Eu já tive experiência em usar aqueles corantes em pó para tecido, e não gostei tanto por causa da pouca diversidade de cores e por todo aquele trabalho de ferver água e etc. Então procurei outros meios de tingir o tecido, e encontrei este! É um método um pouco mais caro, mas acho que compensa pela quantidade incrível de cores disponíveis e pelo controle do efeito de cor que você quer.

Antes e depois


Materiais
- Um short jeans sem lycra, na cor branca ou bem clarinho;
- Dois potes de tinta de cada cor que você quer usar (totalizando 4 potes de tinta);
- Álcool líquido;
- Pincel grande;
♥ Opcionais:
- Alvejante/Água sanitária (caso seu short não seja branco);
- Estilete (para fazer rasgos no short);

Passo a passo
Eu usei um short de cintura alta com degradê do jeans para branco que eu comprei por uns R$30,00 na wholesale dress. Como o short não era totalmente branco, antes de começar eu tive que deixar a parte escura branca.
Ele também era um pouco comprido, então cortei ele também.
Para tirar o azul eu mergulhei o short em água sanitária e deixei ele no sol (ainda umedecido com o produto) por mais ou menos uma hora e depois lavei á mão. Ele ficou assim:


Como eu queria um short com cara de "detonado", eu fiz alguns rasgos nele usando estilete. É muito simples: Com a ponta do estilete vá fazendo "riscos" na horizontal até que o tecido se parta. Então depois passe o estilete com a lâmina na horizontal repetidas vezes sobre o rasgo, como se você estive raspando uma cenoura (comparação horrível).  Recomendo usar um estilete profissional, vai deixar seu trabalho mais fácil.


Agora é hora de tingir o short! Eu usei essas  duas cores de tinta da acrilex: Rosa e Roxo. Lembrando que o short tem que estar seco ok?


A tinta para tecido é bem consistente então para facilitar e para render mais, vamos diluí-la com álcool. Coloque todo o conteúdo de um pote de tinta em um recipiente e acrescente dois potes de álcool (encha o pote da tinta de álcool). Mexa bem para diluir. Forre a superfície em que você vai por o short com um saco plástico ou papelão. Forre também a parte de dentro do short para não manchar o outro lado.


Não aconselho colocar logo os dois potinhos de tinta porque pode ser que você não precise usar tudo. Então dissolva só um e use até acabar, aí sim misture o outro. Agora é só pintar usando o pincel. Comece com a cor mais clara pois vamos ter que fazer a transição depois. Pinte até um pouco mais da metade do short.


Agora repita o processo com a segunda cor. Quando chegar na divisão de cores, pinte um pouco por cima da cor mais clara, dando batidinhas com o pincel por cima da cor mais clara para criar o efeito degradê.


Agora pegue uma esponja de louça velha, mergulhe um pouco na tinta e dê batidinhas para esfumar bem as cores. Repita o processo do outro lado e seu short está pronto!


Coloque para secar em um varal, e espere 72 horas para poder lavar se não a tinta vai sair. O meu ficou assim depois de lavado:


Espero que tenham gostado do tutorial, e que vocês tentem fazer em casa! Você pode criar vários outros tipos de pintura, como por exemplo arco íris, um lado de cada cor, tie-dye, etc.