Organize sua vida e seu blog com o One Note

|
Já viram desorganizada querer ensinar os outros á se organizarem? Pois bem, irão ver agora! (⌒▽⌒)' Eu gosto muito de fingir que sou organizada, sou apaixonada por agendas e bloquinhos de anotações, e vivo procurando aplicativos do gênero para celular também (qualquer dia faço um post sobre eles), e recentemente algo que tem funcionado muito bem para mim é One Note, um software do pacote Office da Microsoft. Na verdade eu uso esse programa há uns 3 anos, mas estou levando ele mais á sério depois que baixei o aplicativo para celular dele.

Ele já vem instalado em quase todo computador com Windows, e possui um teste gratuito por um determinado período. Depois que acabar o teste você terá que adquirir uma chave do produto ou fazer uma crakeada básica.  O programa funciona como um caderno de anotações de verdade: Você pode criar diversos cadernos, e dentro desses cadernos você cria seções com várias notas dentro, similar áqueles cadernos com abas coloridas. É bem fácil de usar e tem mil e uma utilidades! Vamos conhecer primeiro a interface do programa:


Essa é a interface principal do One Note. Eu destaquei os seguintes itens:
1. Lista de cadernos: Clicando neste menu será exibida a lista com todos os seus cadernos de anotação. Na imagem, o meu caderno "Pessoal" está aberto".
2. Seções do caderno: Essas são as abas ou seções do caderno de anotações. Você pode criar quantas forem necessárias.
3. Lista de páginas: Estas são todas as anotações que estão dentro da seção que está aberta, neste caso é a minha seção de anotações rápidas.
4. Página: Este é o espaço da anotação. Você pode inserir texto, imagens, tabelas, gráficos, links, videos e notas de voz.


Agora que você já conhece a interface, vou mostrar como eu uso o One Note para me organizar. Este é o meu jeito, você pode usá-lo apenas como referência e adaptar para a forma que for mais útil para você!


Estes são todos os cadernos que eu tenho. No pessoal eu anoto coisas do dia, lembretes, ideias, receitas, listas, salvo coisas interessantes que acho na internet para ler depois, etc. Nele fica tudo relacionado com o meu dia a dia e vida pessoal. No Rendas e Doces, obviamente é onde eu anoto as coisas do blog. Em Viagem São Paulo está meu planejamento de férias, e no Diário é onde eu escrevo sobre dias importantes. Vamos ver com mais detalhes meu caderno pessoal:


Na seção de anotações rápidas, que apareceu no primeiro print, eu coloco aquelas coisas que preciso lembrar de fazer, endereços, e outras coisas que preciso guardar rápido, Depois eu apago essas notas ou movo-as para outra seção. A seção de copiar e colar eu uso para guardar minha coleção de kaomojis, símbolos de texto (como esses ♡♔☾) e o link do blog que eu ponho no final dos meus comentários. É bem útil ter tudo assim em lugar só, evita que eu perca tempo procurando ou digitando ~(◠‿◕✿Na seção senhas, obviamente eu deixo salvas senhas importantes que eu não posso esquecer. Em listas eu tenho salvo minhas wishlists de roupas, acessórios, etc., e listas de livros que quero ler, animes que tenho que assistir, etc. As outras são auto-explicativas ^~^ (sim, eu escrevo fanfics. E não, eu não posto elas).


Agora vamos ver o meu caderno do Rendas e Doces! Nele eu tenho as seguintes seções:

1. Ideias e sugestões: Aqui eu anoto minhas ideias para posts, e as sugestões que vocês mandam pelos comentários. Quando eu posto vou marcando como tarefa concluída, e depois de um tempo apago as que já foram postadas. Tem bastante coisa aí não é? Será que um dia postarei tudo?


2. Planner 2015: Essa seção funciona como uma agenda de posts. Tenho um calendário para cada mês e vou marcando neles os dias em que pretendo postar sobre tal assunto e datas importantes, como o aniversário do blog. Eu peguei esse modelo de calendário do Blog Planner da Loma, que é fantástico, porém ele é no formato do excel, e como não gosto muito do programa, adaptei as planilhas para o One Note.


3. Gastos e metas: Aqui eu anoto as estatísticas do blog, minhas metas, e os gastos que tenho com domínio, layout e etc. Essa tabela que vocês veem na imagem também foi retirada do blog planner da loma, e não tem nada nela porque tirei esse print faz tempo, mas a ideia é ir colocando suas visualizações todo mês e estabelecer metas para isso. Na página de gastos eu coloco as despesas em uma tabela também, e em renovações eu anotei a data em que preciso renovar o domínio do blog.


4. Agenda de divulgações: Essa seção funciona como um controle de divulgação de posts, para que eu lembre de estar sempre postando os links de posts novos e antigos. É bem legal por que assim aquele post que passou meio despercebido pode ser visto por mais pessoas depois. Essa é outra tabela do Blog Planner da Loma (Obrigada Lominha ♥) e espero conseguir usá-la direitinho.


Esses são os pontos que achei que fossem de maior importância para vocês. O one note é um programa fantástico, mas conheço poucas pessoas que usem ele. Pra mim uma das coisas mais legais dele é que você pode baixar o aplicativo no celular e sincronizar todos os seus cadernos. O que você anotar no celular aparece no computador e vice-versa. Você também pode abrir suas anotações em qualquer computador através do Office Online, usando sua conta do outlook/hotmail.

Espero que tenham gostado da dica! Você já conhecia ou usava o One Note? Tem alguma dica de organização? Conta pra mim! (>ω^)